terça-feira, 13 de maio de 2008

Papel Sem Fim por Jaciara Grzybowski

Comecei a fazer dobraduras com dez anos de idade. Tornando-me autodidata. Sou apaixonada por técnicas como as Hina Dolls, Kusudamas e formas geométricas.
Em 1998 concluiu o curso de Licenciatura em Educação Artística (Artes Plásticas) pela UFRJ.
Em 1999, depois de expor seus trabalhos em Barcelona, foi morar em Paris, na França, onde dei aulas de Origami durante três anos em escolas públicas. Fui membro das associações da França, da Itália e da Inglaterra. Participei de vários congressos internacionais, apresentando meus trabalhos.
Entre 2000 e 2002, foi conselheira do MFPP (Associação Francesa de Origami), participando ativamente dos eventos, escrevendo para sua revista e ministrando oficinas.
Em novembro de 2002, conquistei o segundo prêmio de Melhor Modelo e Diagrama no Congresso Internacional de Origami, na Itália.
Na minha volta ao Brasil, foi professora de Origami da Escola Modelo de Língua Japonesa, ligada a Associação Nikkey do Rio de Janeiro e comecei a trabalhar com cenários para a televisão e teatro.
Em março de 2004, foi formado o Grupo DoBras - Dobras Brasil, do qual fui a primeira presidente. Durante a munha gestão, foram realizados vários eventos: jornadas de origami, convenções, encontros com origamistas internacionais e intercâmbios com outras associações do mundo. Tenho trabalhos publicados em várias revistas e jornais relacionados ao origami.
Fiquei no cargo de presidente e depois de vice-presidente do grupo DoBras até abril de 2009.

Nenhum comentário: